Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, de 29.09.2021

Por tipo de documento
Notícias
Códigos
Legislação
Jurisprudência

Por Tema
Ambiente
Constitucional
Consumo
Cultura
Desporto
Financeiro
Fiscal
Internacional
Justiça
Laboral
Militar
Saúde
União Europeia
Turismo

< Voltar Penal e Processo Penal | Contraordenações | Jurisprudência | Geral

Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, de 29.09.2021

21.10.2021

I. A DEI tem como objecto o estabelecimento do regime jurídico da emissão, transmissão e do reconhecimento e execução de decisões europeias de investigação, transpondo para a ordem jurídica interna a Directiva 2014/41/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 3 de Abril de 2014, relativa à decisão europeia de investigação (DEI) em matéria penal (artº1). E aplica-se à obtenção de novos elementos de prova e à transmissão de elementos de prova na posse das autoridades competentes do Estado de execução, em todas as fases do processo.
II. Estamos perante questões relativas a aquisição probatória, que se mostram definidas na Lei do Cibercrime (Lei n.º 109/2009, de 15 de Setembro) e, no caso dos autos, no âmbito de prova eletrónica preservada ou conservada em sistemas informáticos – isto é, já obtida e existente em processo que corre seus termos em jurisdição não nacional.
III. Nesses casos, o sistema processual penal aplicável é o previsto nos artigos 12º a 17º da Lei nº109/2009, de 15-09, Lei do Cibercrime (coadjuvado pela Lei nº 32/2008, neste caso se estivermos face à prova por “localização celular conservada”), pois estes artigos constituem um completo regime processual penal para os crimes que, nos termos das alíneas do nº 1 do artº 11º, ou estão previstos nessa lei, ou foram cometidos por meio de um sistema informático, ou em relação aos quais seja necessário proceder à recolha de prova em suporte eletrónico.
IV. À situação dos autos não é aplicável o disposto no artº 18 da Lei do Cibercrime, razão pela qual se mostra inadmissível (quer pela sua própria natureza, quer pela ausência de norma que o suporte) proceder-se nestas situações (prova preservada ou conservada) à aplicação do regime previsto no nº6 do artº 187 do C.P. Penal.



Não consegue ver o conteúdo?

Aceda com o seu login (email e password)
ou
Registe-se para uma assinatura  free trial.